Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cartão verde para o material dourado

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Linguagem: Português

10.20396/zet.v29i00.8657032

ISSN

2176-1744

Autores

Alan Marcos Silva de Rezende, Luciane de Fátima Bertini,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho com Material Dourado exclui a discussão de que o sistema de numeração decimal é posicional? É essa pergunta que, basicamente, conduz a escrita deste artigo, em que é apresentado um estudo das apropriações acerca de orientações que Maria Montessori colocou em circulação nas suas obras e as ideias apresentadas pelos autores do artigo “Cartão amarelo para o material dourado”, publicado na revista Nova Escola em 2016. Assim, neste trabalho apresenta-se um ponto de vista acerca dos usos do Material Dourado para o ensino de Matemática por meio da História da Educação Matemática. Como resultado foi possível destacar aspectos das propostas de Montessori que circundam o uso do material em discussão e que mostram as opções, os argumentos e as soluções apresentadas pela autora em relação às limitações do material, limitações essas também destacadas em discursos da atualidade como os revelados no artigo citado.

Referência(s)