Modelos análogos
2021; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24927/rce2021.057
ISSN2183-9697
AutoresMaria Teresa Reis, Rosa Sousa, Sara Santos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho apresenta três atividades experimentais a desenvolver com alunos do 7.º ano, Ciências Naturais e/ou 11.º ano de Biologia e Geologia, com graus de profundidade e enquadramento distintos, que pretendem simular processos análogos aos que ocorrem na Natureza, nomeadamente o desenvolvimento de cristais em grutas e outras cavidades e espaços vazios, cársicos, quer sob a forma de estalactites e estalagmites, quer em solução aquosa. Para o efeito foram utilizadas substâncias químicas que habitualmente existem nos laboratórios das escolas (borato de sódio, sulfato de potássio e alumínio e bicarbonato de sódio). Descreve-se o modo como decorreram as atividades e os resultados obtidos, concluindo-se que as soluções de borato de sódio e de bicarbonato de sódio poderão ser utilizadas para demonstrar o processo de formação de cristais de calcite nas cavidades cársicas, enquanto a solução de sulfato de potássio e alumínio será mais indicada para simular o desenvolvimento de cristais em meio aquoso. Destaca-se a importância da utilização de modelos análogos no ensino da geologia.
Referência(s)