Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4025/tpe.v24i3.58923

ISSN

2237-8707

Autores

Roberta Pasqualli, Fabio Machado da Silva, Vitor Gomes da Silva, Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Considera que a integração curricular caracteriza-se como um dos pilares para a desfragmentação do ensino, para a materialização da interdisciplinaridade e para a formação integral do estudante. Nesta direção, o objetivo deste texto é apresentar a relação teoria-prática dos docentes do currículo integrado objetivando, também, difundir práticas interdisciplinares em temas diversos no contexto escolar. Foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e observações das práticas de docentes do currículo integrado. Tal modo de abordagem se assenta como pesquisa exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa e dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como resultados, destaca-se que o currículo integrado emerge como lugar profícuo de busca por um ensino menos tradicionalista e mais coletivo, menos enfadonho e mais ativo, um ensino que valorize o caráter dialógico do ato de ensinar, sempre associado ao aprender e ao pesquisar.

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