Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Impacto do zoneamento no desenvolvimento do uso solo do entorno de estações de transporte selecionadas no município de São Paulo

2021; Volume: 3; Linguagem: Português

10.46421/singeurb.v3i00.1080

ISSN

2764-1406

Autores

Karin Regina de Castro Marins, Thales Tadeu Bertolini Bendilati, Mariê Xavier Clementino, Rafael Barreto Castelo da Cruz, Vinicius Alves de Lima, Thiago Canhos Montmorency Silva, Gabriel Maggio de Moraes, Emílio Bertholdo Neto, Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, Filipe Batista Sena, Christian De Nazareth Teixeira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O zoneamento se destaca dentre os instrumentos de planejamento urbano, pois permite direcionar, condicionar e controlar o desenvolvimento urbano, especialmente em áreas de desenvolvimento orientado ao transporte. Este é o caso do município de São Paulo, que estabeleceu em seu Plano Diretor de 2014 e Lei de Zoneamento de 2016, as Zonas Eixo de Estruturação e Transformação Urbana (ZEU) e Eixo de Estruturação e Transformação Urbana Previsto (ZEUP), para adensar e qualificar os entornos das estações de transporte de massa. O objetivo desse trabalho é analisar a distribuição das zonas de uso e ocupação do solo em áreas de influência de um quilômetro de estações de transporte selecionadas no município de São Paulo – Tatuapé, Tucuruvi, Vila Prudente e Lapa. Foram processadas bases georreferenciadas da Prefeitura no software QGIS, relativamente ao zoneamento vigente e às outorgas onerosas concedidas entre 2000 e 2019. O trabalho é produto de pesquisa desenvolvida por docente, pós-doutorando, pós-graduandos e graduandos. Os resultados mostram que há grande heterogeneidade no zoneamento constante do raio de abrangência analisado, sendo, em média, apenas 1/3 do território classificado como ZEU/ZEUP e que a ausência dessas zonas, como no caso da Lapa, pode ter afetado a atratividade da região por novos empreendimentos.

Referência(s)