Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos nos museus brasileiros?

2021; Centro de Organização da Memória Sócio-Cultural do Oeste de Santa Catarina; Volume: 34; Issue: 55 Linguagem: Português

10.22562/2021.55.16

ISSN

2175-0173

Autores

Magaly Cabral,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

O presente texto apresenta três projetos desenvolvidos com os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro no Museu da República, unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/Ministério do Turismo. Um dos projetos foi agraciado com o V Prêmio Ibermuseus de Educação 2014, em primeiro lugar, na Categoria I, e com o prêmio Best Practice, concedido pelo Comitê Internacional de Educação e Ação Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM). A partir desses projetos e, principalmente, desses prêmios, o Museu conseguiu a abertura de suas portas uma vez por mês, à noite, para receber os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com mais frequência, fazendo com que a EJA começasse a encontrar seu lugar num museu brasileiro e seus estudantes começassem a praticar a Cidadania.

Referência(s)
Altmetric
PlumX