Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise Narrativa da “Jornada em Cafarnaum”(Mc 1,21-39):

2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português

10.23925/2236-9937.2021v25p132-153

ISSN

2236-9937

Autores

Vicente Artuso,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Mediante a análise narrativa, o estudo aborda o texto como um enredo. Propõe uma estrutura unitária, com apresentação da temática, dramatização, clímax, desfecho final, conclusão. A reação dos que presenciam as ações de cura, presentes em número crescente indica a relação literária-temática entre as cenas e o desenvolvimento do enredo. Nas ações de Jesus em enredos episódicos se percebe o foco narrativo: ensino-ação em três momentos, com dois episódios relacionados, e com a terceira ação quando Jesus ao entardecer cura e liberta. O enredo é concluído em Mc 1,39 que retoma a temática do ensinamento com autoridade na apresentação em forma de sumário em Mc 1,21-22. Palavras-chave: enredo, narrativa, ensinamento, ação, reação.

Referência(s)