
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
2021; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25110/educere.v21i1.2021.7983
ISSN1982-1123
AutoresJuliana Sales Vasconcelos, José Pinheiro de Queiroz Neto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO: O objetivo desta pesquisa foi aplicar a metodologia Aprendizagem Baseada em projetos de maneira interdisciplinar para promover uma aprendizagem significativa, em que os alunos venham a desenvolver autonomia, senso crítico, habilidades em pesquisas, bem como o trabalho em equipe, motivação pelos estudos, percepção de mundo e de seu papel social. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa teve uma etapa de formação dos professores envolvidos, e uma etapa de aplicação com duas turmas de alunos de curso técnico profissionalizante do Instituto Federal do Amazonas. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas para obtenção de dados, antes e depois da aplicação da metodologia, sendo estes analisados de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que ambas as turmas participantes obtiveram um aumento na média nas disciplinas participantes da pesquisa e uma diminuição no número de faltas comparado ao bimestre anterior. Os professores, assim como os alunos, apontaram como melhoria para a aplicação do método a necessidade de um tempo maior para aplicação e planejamento, bem como a aplicação desta metodologia mais vezes e sua inserção no plano de ensino institucional. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos; Metodologias Ativas; Interdisciplinaridade; Educação Profissional e Tecnológica.
Referência(s)