
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
2021; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v6i3.3174
ISSN2525-2879
AutoresGilberto Silva De Borba, Rodrigo Trevisano de Barros,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoDemandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história.
Referência(s)