Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de Ciências no contexto da Astronomia: o uso do Stellarium como objeto virtual de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 15 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i15.21999

ISSN

2525-3409

Autores

Nairys Costa de Freitas, Hugo Alves, José Ademir Damasceno Júnior, Mairton Cavalcante Romeu,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades do Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) Stellarium, nos anos finais do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao ensino de conceitos básicos de Astronomia, na disciplina de Ciências, levando em consideração as limitações no Ensino de Ciências. O artigo se trata de uma revisão bibliográfica, a qual desenvolve uma reflexão sobre o que os pesquisadores reiteram a respeito das consequências que a falta de contextualização no ensino de Ciências vem causando na formação básica dos jovens, apresentando a popularização do ensino de Ciências, por meio da abordagem de conceitos básicos de Astronomia que possuem relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma valiosa estratégia para superar esse obstáculo, entre outros. Além disso, relata os desafios do ensino de Ciências nos dias atuais, envolvendo a falta de recursos, erros conceituais nos livros didáticos e a formação acadêmica dos professores de Ciências. Sendo assim, a inclusão da Astronomia no Ensino de Ciências, envolve aspectos motivacionais e abrange várias áreas de conhecimento, além disso, possui popularidade significativa através do avanço da divulgação científica nos meios de comunicação. Diante das limitações de espaço e materiais didáticos, o Stellarium possui recursos que potencializam e possibilitam os tópicos de Astronomia na educação formal. Além disso, possibilita ao professor apresentar aos estudantes diversos fenômenos astronômicos, sendo este importante na ausência de telescópios, lunetas, binóculos ou mesmo na falta de espaço para a elaboração das atividades, despertando os estudantes para a alfabetização científica.

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