Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico:

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 24; Issue: 44 Linguagem: Português

10.36704/eef.v24i44.5705

ISSN

2317-0093

Autores

Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo é apresentar um histórico da coordenação de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etecs] de São Paulo, explorando aspectos relacionados à sua inserção e trajetória no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Circunscrevemos esta pesquisa documental, de ordem qualitativa, ao âmbito da história das instituições escolares e dos espaços formais de educação. Buscou-se demonstrar o perfil do coordenador de curso, e como se constituiu historicamente este personagem nas Etecs. Sua atual forma derivou de outras funções, durante a expansão das unidades escolares e do próprio sistema estadual, conforme apontaram os registros iniciais da atividade de coordenação em 1988, passando pelo seu momento mais incisivo na segunda década dos anos 2000. A amplitude de suas competências e atribuições foi se modificando e ajustando às demais presenças, como as dos orientadores educacionais ou coordenadores pedagógicos.

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