Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de odontologia do Centro Universitário do Norte (UNINORTE-AM) sobre Emergências Médicas no consultório Odontológico / To assess the degree of knowledge of the North University Center dental students (UNINORTE-AM) on medical emergencies in the dental
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n11-251
ISSN2525-8761
AutoresSusy Harts Ferreira, José da Cruz Luna Neto, Mateus Neves De Vasconcelos, David Wallas de Souza Cunha, Francisco Juwerles dos Santos Barroso, JULIANA MARIA SOUZA DE OLIVEIRA, Andrezza Lauria de Moura,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: Avaliar o grau de conhecimento dos acadêmicos de odontologia do Centro Universitário do Norte (UNINORTE-AM) sobre emergências médicas no consultório odontológico e discutir se os alunos estão ou estarão preparados para agir diante de eventuais situações de emergências médicas na prática odontológica enquanto acadêmicos. Material e métodos: No período de setembro a novembro de 2016, foram aplicados questionários, e colhido dados, através de questões objetivas, com respostas do tipo sim/não e múltipla escolha referentes ao diagnóstico e tratamento das principais situações emergenciais, como: síncope/lipotimia, crise hipertensiva, choque anafilático, parada cardiorrespiratória, medicamentos utilizados durante tais intercorrências e a segurança que os acadêmicos possuem diante de uma emergência médica. Resultados: Após a análise da amostra de 157 alunos que responderam ao questionário, verificou-se que 57% dos alunos marcaram de forma errônea as respostas objetivas sobre emergências médicas, ao passo que 43% acertaram as questões. Quando interrogados em relação à segurança frente a situações de emergência médica, 85,36% dos alunos relataram não se sentirem preparados para tal. Quanto a necessidade de disciplina específica de emergência médica na matriz curricular do curso de graduação, o percentual de alunos que responderam sim foi de 96,17%. Conclusão: Evidenciou-se a necessidade de melhor preparação dos futuros profissionais através de uma educação continuada sobre o assunto.
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