Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BNCC e pandemia Covid-19: impactos causados em uma escola EJA cearense

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i16.23785

ISSN

2525-3409

Autores

Mário Jorge Nunes Costa, Antônio Jorge Lima Barbosa, Wendel Melo Andrade, Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Maria José Costa dos Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho pretendeu analisar em que medida o Projeto Político Pedagógico (PPP), o regimento escolar e o currículo de uma escola pública cearense foram afetados por ambos: pandemia da Covid-19 e pelas novas orientações curriculares para a área de Matemática, advindas da BNCC. Para tanto, houve um estudo bibliográfico a respeito de temáticas como: PPP e regimento escolar e sua importância na administração escolar; o impacto da Covid-19 nas instituições escolares; as orientações e impactos da BNCC para a educação e ensino de Matemática associado a investigação do caso do Centro de Educação de Jovens e Adultos José Walter, valendo-se de uma análise documental do PPP e do regimento da escola, e das orientações pedagógicas da SEDUC-CE e do Conselho Estadual de Educação do Ceará, para fins de validar a BNCC e coordenar as ações escolares durante a pandemia. Os dados revelaram que ambos os eventos proporcionaram: o desenvolvimento de um currículo baseado em competências e habilidades; a integração de tecnologias ao currículo, por meio de um ensino de forma remota com possibilidades de se fazê-lo de forma hibrida.

Referência(s)
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