Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O estado da arte de pesquisas envolvendo a Teoria dos Registros de Representações Semióticas e o ensino de Cálculo Diferencial e Integral

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.249098

ISSN

2177-9309

Autores

Cristiane Batista da Silva, Aécio Alves Andrade, Jarles Oliveira Silva Nolêto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O estudo objetivou sintetizar o conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, compreendidas entre os anos 2000 e 2019, que correlacionam o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral à Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Para tanto, um mapeamento de pesquisas foi realizado em um repositório brasileiro de dissertações e teses e, em seguida, as pesquisas encontradas foram classificadas em focos e subfocos temáticos, conforme proposto por Dario Fiorentini, com o objetivo de identificar as principais tendências para quais os trabalhos apontam. A pesquisa é qualitativa e de caráter bibliográfico. Através do mapeamento, tornou-se possível identificar 20 trabalhos pertencentes à temática estabelecida na qual foram categorizados a partir de 02 focos e 07 subfocos temáticos. A atividade de mapeamento nos permitiu identificar o cenário das tendências da pesquisa brasileira no que concerne à Teoria dos Registros de Representação Semiótica aplicada às práticas pedagógicas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, ampliando, portanto, os horizontes acerca de suas contribuições para o contexto educacional, bem como as possibilidades e necessidades de aprimoramento do mesmo. Os resultados evidenciam que a pesquisa neste ramo ainda caminha a passos lentos, tendo seu enfoque principalmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Ressalta-se que a presente pesquisa foi financiada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins.

Referência(s)