
Cirandar: São Gabriel-RS entra na roda de narrativas sobre docência
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 25 Linguagem: Português
10.5380/ef.v0i25.81010
ISSN2358-7180
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO Cirandar iniciou-se em São Gabriel-RS através de uma busca incessante por oportunidades de aprender e de dar voz às nossas experiências vivenciadas em sala de aula. Este relato tem como objetivo compartilhar um pouco dessa trajetória, da chegada das rodas de conversa sobre docência nessa cidade, dando início a um processo de investigação na escola. Nossa roda de São Gabriel é composta por professores da rede básica, desde a educação infantil até o ensino médio, com a participação também de gestores e de acadêmicos que exercem monitoria nas escolas. No movimento de ciranda, unidos, de mãos dadas por um objetivo comum, encontramos espaço de fala, de escuta e de acolhida às angustias do cotidiano da docência. Precisamos de espaços como esse para compartilhar as experiências de sala de aula e dar voz àqueles que fazem a educação básica. Que mais cidades e professores possam ser acolhidos pela metodologia do Cirandar e tenham suas trajetórias docentes escutadas e valorizadas.
Referência(s)