Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O jogo Geoguessr como metodologia ativa e interdisciplinar

2021; Volume: 17; Linguagem: Português

10.20396/td.v17i00.8667148

ISSN

1980-4407

Autores

Beatriz Siqueira, Fernanda Garcia Moreno,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A prática de ensino aqui exposta prioriza oportunizar situações em que o aluno teorize e textualize suas significações, exercitando o protagonismo e a cidadania. Busca promover a integração das chamadas metodologias ativas, combinando o melhor do percurso individual e grupal através de um jogo em ambiente digital, o Geoguessr, para versar as competências e habilidades de Geografia e Matemática, forma conjunta, prezando pela interdisciplinaridade, umas das principais premissas do Modelo Pedagógico do Programa de Ensino Integral e do ensino no século XXI. O Geoguessr se mostrou uma ferramenta de trabalho eficiente pelo seu potencial para auxiliar na construção do pensamento geográfico e ampliação de horizontes territoriais, além do mais, também oportunizou métodos e conceitos matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências e habilidades envolvendo localização, reta numérica e proporcionalidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX