Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação e ordem natural: reflexões sobre o Emílio de Rousseau

2021; Volume: 16; Issue: 43 Linguagem: Português

10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2021.vol16.n43.pp114-130

ISSN

2175-2613

Autores

Paola Nunes de Souza,

Tópico(s)

Political Theory and Influence

Resumo

Escrita por Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da educação é uma obra fundada em caracteres romanescos e filosóficos que expõe a formação de uma criança imaginária, a saber, o próprio Emílio. A obra traz e problematiza aspectos centrais da filosofia rousseauniana com a exposição de uma narrativa sobre a formação humana a partir da ideia de ordem natural. Diante desse conceito bastante crucial a respeito da ordem da natureza no âmbito da filosofia rousseauniana, o objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre esse tema amalgamadas a algumas questões referentes ao posicionamento de Rousseau acerca da educação. Para dar conta desse objetivo, procuramos observar além da obra Emílio, outros textos do filósofo genebrino, como o Contrato social e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.

Referência(s)