Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: O PAÍS DA CIENCIMÁTICA

2021; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18616/rsp.v5i3.6890

ISSN

2526-4559

Autores

José Carlos Pinto Leivas, Mirian Maziero, Veridiana Pereira de Carvalho, Rosemar Fátima Vestena,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a peça teatral “AAA” como um produto educacional interdisciplinar fruto da disciplina Ensino de Ciências e Matemática na Infância. As atividades didático-pedagógicas foram desenvolvidas nessa disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de uma universidade do Rio Grande do Sul. As ações perpassaram etapas que partiram da leitura da obra de Monteiro Lobato (Aritmética da Emília) e na criação do roteiro teatral, envolvendo a Matemática e as Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Paralelamente, as acadêmicas, sob a orientação dos dois docentes da disciplina, estudaram e sistematizaram os conhecimentos que vinham sendo construídos. Na sequência, ocorreu a montagem da peça teatral, propriamente dita, sua apresentação em evento promovido pelo curso, bem como os registros da mesma no formato de um vídeo. Constatou-se ser possível congregar saberes e fazeres das áreas que compõem o currículo escolar por meio dos conteúdos e vivências, a exemplo daqueles desenvolvidos na referida disciplina, a qual deu enfoque aos objetos de conhecimento de Matemática e Ciências pelas luzes do teatro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX