Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Live sob demanda:

2021; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.21166/rext.v8i16.2046

ISSN

2674-9319

Autores

Amanda Keler Trentin, Eduardo Alberto Felippsen, Letícia Hikari Koshita,

Tópico(s)

Health, Education, and Cultural Studies

Resumo

A formação acadêmica no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand vai além dos conteúdos ministrados em sala de aula, uma vez que a vivência estudantil apresenta demandas que se relacionam com saberes indiretamente associados à sala de aula, mas que auxiliam na formação acadêmica e humanitária. Nessa perspectiva, o projeto de extensão Live Sob Demanda objetiva promover transmissões ao vivo, por meio do YouTube, que abordem temas relevantes ausentes ou pouco trabalhados durante a formação estudantil. As temáticas, discutidas de forma online por professores, discentes, egressos e por outros convidados, abrangem diversas áreas de conhecimento e discorrem de conteúdos variados. Assim, o projeto permite a interação entre instituição, comunidade e estudantes por meio dos comentários nos vídeos e durante as lives, e também propicia um ambiente colaborativo para a construção do conhecimento e para o compartilhamento de experiências. Para mais, os estudantes partícipes do projeto, além de elaborarem os roteiros e as apresentações dos vídeos, o que estimula a aprendizagem de novos conhecimentos, têm a possibilidade de se familiarizar com a produção de conteúdo audiovisual apoiado pelos professores. Desse modo, o contato com o ambiente das lives e dos vídeos, desde sua organização até sua execução, oportuniza aos acadêmicos a criação de seu próprio perfil na rede social, podendo produzir novos conteúdos que sejam candidatos a remuneração na plataforma. Desta forma, ingressam no mercado de trabalho, seja como primeiro emprego ou como renda complementar.

Referência(s)