
Live sob demanda:
2021; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português
10.21166/rext.v8i16.2046
ISSN2674-9319
AutoresAmanda Keler Trentin, Eduardo Alberto Felippsen, Letícia Hikari Koshita,
Tópico(s)Health, Education, and Cultural Studies
ResumoA formação acadêmica no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand vai além dos conteúdos ministrados em sala de aula, uma vez que a vivência estudantil apresenta demandas que se relacionam com saberes indiretamente associados à sala de aula, mas que auxiliam na formação acadêmica e humanitária. Nessa perspectiva, o projeto de extensão Live Sob Demanda objetiva promover transmissões ao vivo, por meio do YouTube, que abordem temas relevantes ausentes ou pouco trabalhados durante a formação estudantil. As temáticas, discutidas de forma online por professores, discentes, egressos e por outros convidados, abrangem diversas áreas de conhecimento e discorrem de conteúdos variados. Assim, o projeto permite a interação entre instituição, comunidade e estudantes por meio dos comentários nos vídeos e durante as lives, e também propicia um ambiente colaborativo para a construção do conhecimento e para o compartilhamento de experiências. Para mais, os estudantes partícipes do projeto, além de elaborarem os roteiros e as apresentações dos vídeos, o que estimula a aprendizagem de novos conhecimentos, têm a possibilidade de se familiarizar com a produção de conteúdo audiovisual apoiado pelos professores. Desse modo, o contato com o ambiente das lives e dos vídeos, desde sua organização até sua execução, oportuniza aos acadêmicos a criação de seu próprio perfil na rede social, podendo produzir novos conteúdos que sejam candidatos a remuneração na plataforma. Desta forma, ingressam no mercado de trabalho, seja como primeiro emprego ou como renda complementar.
Referência(s)