
Oficinas de Matemática no Projeto Social Cata-Vento: uma prática em Educação Não Formal
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 01 Linguagem: Português
10.47207/rbem.v2i01.12086
ISSN2675-5246
AutoresAdemaria da Silva Araújo, Poliano Nobre Souza, Ana Maria Porto Nascimento,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA educação não formal caracteriza-se por promover uma aprendizagem que ocorre de modo coletivo, de forma colaborativa, com centralidade em aspectos sociais. O componente curricular Estágio Supervisionado IV prevê uma aproximação dos futuros professores de matemática com espaços de educação não formal. Assim, realizamos oficinas de matemática em um espaço de ação social que atende a crianças carentes que frequentam a escola formal em um dos turnos e participam de atividades diferenciadas no Projeto de Ação Social Cata - Vento, em diferentes bairros da periferia da cidade. O objetivo do trabalho foi mobilizar conceitos e procedimentos matemáticos em atividades lúdicas e desafiadoras, como jogos e uso de materiais manipuláveis a fim de estimular o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação.
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