
Paulo Freire e Agnes Heller: radicalidade comunicativa e educação
2021; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-8160.v15i3p1-25
ISSN1982-8160
Autores Tópico(s)Critical Theory and Philosophy
ResumoO autor se reencontra com textos de Freire e Heller, os quais dialogam com o todo das duas obras. Busca compreender o pensamento do educador e da filósofa, ambos sustentados em raízes epistemológicas e objetivos próximos. Sob metodologia de crítica do discurso, dá-se o cruzamento de excertos significativos do patrono da educação brasileira com flagrantes da prática política na obra de Heller. Eles promovem lições políticas para enriquecer uma reflexão sobre o cotidiano educacional brasileiro, especialmente encarnado no dramático percurso formativo do ensino médio, suposto calcanhar de Aquiles da educação básica brasileira. Em Freire e Agnes, a educação se realiza como ação comunicativa radical a serviço da cidadania das novas gerações.
Referência(s)