Experiências de jogos de mesa por pessoas autistas
2021; Linguagem: Português
10.5151/isspppgdesign-13
ISSN2318-6968
AutoresFernando Emanoel de Oliveira Fernandes, Laura Bezerra Martins, Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima,
Tópico(s)Language Acquisition and Education
ResumoA pesquisa, ainda em andamento, trata da experiência de jogo por adolescentes (entre 13 e 19 anos de idade) autistas verbais, residentes no Recife, com jogos de mesa. A problemática se desenvolve a partir da hipótese de que jogos de mesa podem impactar positivamente e estimular as habilidades sociais e comunicacionais dos indivíduos em questão, através das experiências de jogo. Devido às características sociocomunicativas de indivíduos com o transtorno do espectro autista (TEA) verbais, ou seja, com capacidade de se comunicar através da fala, estimular as habilidades de socialização e comunicação é, portanto, decisivo para que haja a possibilidade de engajamento social efetivo. Tais intervenções devem promover, além disso, a possibilidade de a pessoa autista traçar caminhos que reflitam em sua autonomia, sendo ele próprio agente de sua mudança, e bem-estar social, fazendo-o perceber os benefícios de uma vida em comunidade. Na busca por recursos alternativos que podem estimular positivamente as relações sociais, o raciocínio lógico, as habilidades sensoriais, criativas e lógicas, deparamo-nos com os jogos, em especial os jogos de mesa, os quais têm a propensão de ser capazes de instigar habilidades que venham a ampliar as possibilidades de acesso à independência e autonomia às pessoas com TEA verbais. Entende-se, também, que cada pessoa interpreta uma experiência em vários níveis diferentes e que as experiências e as emoções são capazes, inclusive, de mudar a forma como o sistema cognitivo opera. Então, ao unir o estudo dos jogos de mesa ao entendimento das experiências que estes artefatos lúdicos podem evocar nos sujeitos com TEA verbais, pretende-se, como objetivo geral da pesquisa, avaliar, como os elementos dos jogos de mesa impactam positivamente as habilidades comunicativas e sociais de jovens autistas verbais, visando o estímulo de atividades de integração social, através das percepções e do entendimento das experiências de jogo. Para tanto, serão utilizados o Método de Abordagem Indutivo buscando expandir a pesquisa do contexto micro para o macro, e os Métodos de Procedimento Experimental. Após definidas as metodologias, realizar-se-á um levantamento bibliográfico e uma revisão da literatura sobre os temas propostos e suas especificidades, a saber: TEA, jogos de mesa e experiência do usuário, com o objetivo de estabelecer embasamento teórico. Seguindo-se para a observação direta de como jovens autistas interagem com jogos de mesa; E, por fim, segue-se para a sistematização, a análise, o cruzamento e a comparação dos dados coletados.
Referência(s)