VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO ESPAÇO ESCOLAR NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE RIO JUBA, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, NO ANO DE 2019
2021; Linguagem: Português
10.31070/rm2021mcgp01
ISSN2616-4574
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEsta pesquisa buscou descrever a violência e como esta é trabalhada na prática docente diante dos desafios ao combate da indisciplina no espaço escolar na comunidade ribeirinha de Rio Juba, no município de Cametá, no período e 2019. A metodologia utilizada foi o estudo Misto com desenho DITRAS, tendo o enfoque Misto direcionado pelo alcance exploratório descritivo. A pesquisa teve como variáveis invetigadas a violência, a prática pedagógica, e a indisciplina tendo como campo investigativo a area da educação mais especificamente a comunidade ribeirinha de rio Juba localizada no município de Cametá. Os resultados obtidos neste trabalho, identifica-se que os conceitos de violência compreende-se como um fenômeno essencialmente humano, construído histórica e culturalmente pelas civilizações, que ao longo da história ocorre por influência de fatores psicológicos, sociais e culturais; conclui-se que a violência escolar é reflexo da sociedade justificando que as causas que contribuem o aumento da violência escolar são problemas que o aluno traz de casa; a escola está sendo o local que ocorre às violências geradas por problemas familiares, por desestruturação familiar.
Referência(s)