
Construção de tecnologia educativa para pessoas acometidas pela hanseníase
2021; Volume: 21; Issue: 5 Linguagem: Português
10.53660/conj-438-505
ISSN1657-5830
AutoresRebecca Maria Façanha Pinto, Rones Alves Pinheiro, Danielle Teixeira Queiroz, João Victor Farias Mota, Francisco Gabriel de Andrade Mota, Valéria Freire Gonçalves, Marilene Alves Oliveira Guanabara, Manoel Domingos Maciel Neto,
Tópico(s)Leprosy Research and Treatment
ResumoObjetivo. Construir uma tecnologia educativa (cordel) para orientação sobre Hanseníase. Metodologia. Trata-se de um estudo metodológico realizado entre os anos de 2019 a 2020, composto por seis fases, primeira fase: fundamentação teórica, segunda fase: fichamento e levantamento, terceira fase: montagem dos versos e rimas, quarta fase: diagramação, quinta fase: correção gramatical, sexta fase: impressão. Sendo o cordel apresentado ao fim do trabalho como anexo. Resultados: O cordel é composto por oito estrofes, cada uma delas aborda um fragmento do tema hanseníase. Os assuntos abordados em cada estrofe são historicidade, epidemiologia e importância do tratamento, fisiopatologia, sintomatologia, tratamento, conscientização e combate ao preconceito e inclusão social dos acometidos pela hanseníase. Conclusão. Foi compreendido que a literatura de cordel é viável para educação em saúde e que a tecnologia relatada neste trabalho tem a possibilidade de educar sobre a hanseníase. Já as intuições de saúde e ensino podem incentivar esta tecnologia produzindo maios para produção de mais tecnologias deste porte em suas educações em saúde.
Referência(s)