Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RESULTADOS DO IDEB-2019 SUGESTÃO DE AVANÇO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Linguagem: Português

10.4025/notandum.vi57.60230

ISSN

2763-5899

Autores

Pedro Demo, Renan Antônio da Silva,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Elaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.

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