Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Discussões sobre o trabalho na aula de literatura a partir do poema Morte e Vida Severina

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 17 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i17.22798

ISSN

2525-3409

Autores

Mélody Hármony Bezerra da Costa, Giann Mendes Ribeiro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa trata sobre o estudo do poema Morte e Vida Severina na perspectiva do trabalho e tem como objetivo apresentar uma sequência didática trabalhando o tema aqui abordado como forma de contribuir com o trabalho do professor de Literatura da Educação Profissional e Tecnológica. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica reunindo autores como Saviani (1994) e Sobral (et al, 2016), os quais discutem o trabalho como princípio educativo, e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), os quais abordam a metodologia da sequência didática. Como resultados obteve-se uma sequência didática com três etapas desenvolvidas em quatro aulas as quais seguem uma proposta de apresentação, desenvolvimento e produção final a qual pode contribuir para um ensino de literatura reflexivo, abordando não apenas sobre o poema em si, mas sobre os desafios enfrentados no mundo do trabalho a partir dos problemas vividos pelo personagem Severino. Conclui-se que o planejamento para uma aula interdisciplinar requer tempo e dedicação, porém, é um esforço necessário quando se trata de buscar incluir na prática pedagógica um ensino fundamentado nos princípios da educação profissional e tecnológica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX