
Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil
2021; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 43; Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v43i1.57322
ISSN2178-5201
AutoresFernanda Monteiro Rigue, Guilherme Carlos Corrêa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoBusca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (Foucault, 2015), apresentar o jogo de forças que configura a instauração da Didática Específica/Especial da Química nos cursos de formação de professores de Química no Brasil. A analítica aqui proposta segue a linha histórica da conformação de uma noção de Didática a partir da perspectiva delineada por Comenius (2006), perpassando pela produção de arquivos que materializam seu desenvolvimento no cenário nacional, até o deslocamento da Didática Geral, oriunda da Pedagogia, para Didática Específica/Especial, situada nas demais licenciaturas. O entrelaçamento dessas forças segue o viés da emergência da Didática Específica/Especial da Química no cenário brasileiro, com a herança e promessa-slogan de que o domínio de técnicas didáticas garantiria a formação de um professor capaz de ensinar tudo a todos.
Referência(s)