
A autopercepção da comunicação empresarial de colaboradores e a relação com sua saúde pessoal
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i16.23397
ISSN2525-3409
AutoresJuliana Negrini Tarnoschi de Alcântara, Dóris Cristina Gedrat, Letícia Thomasi Jahnke Botton,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA comunicação empresarial vem sendo cada vez mais estudada nas últimas décadas e para que ela ocorra de forma eficaz, é imprescindível que ela flua por todos os departamentos sem ruídos, visto que a comunicação praticada afeta os resultados de toda a empresa. O objetivo da presente pesquisa foi identificar a autopercepção da comunicação empresarial de colaboradores da Empresa X e a relação desta com a sua saúde pessoal. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios localizada na cidade de Ji-Paraná, Rondônia. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, com 13 colaboradores da Empresa X. Para análise dos dados adotou-se o método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que a comunicação empresarial é vista como positiva pelos colaboradores, apesar de haver rupturas no fluxo comunicacional. O posicionamento de se opor ou contestar um colega é dualista, há os que o fazem com tranquilidade e os que se sentem desconfortáveis em realizar esta atitude. Quanto à autopercepção da saúde, é notável que algumas pessoas entrevistadas observam que há relação do ambiente empresarial com a sua saúde, enquanto outras disseram que não há, apesar de relatarem indicadores que apontam nível de estresse laboral perceptível.
Referência(s)