Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação continuada de professores em uma unidade de ensino da rede pública estadual no município de Santa Helena de Goiás-Goiás: resistência ou desafio?

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i16.23381

ISSN

2525-3409

Autores

Claudia Madeira Bernardes, Jesiel Souza Silva, Aline Ditomaso,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer as principais interferências na formação continuada dos professores a partir das percepções dos professores da Unidade de Ensino da Rede Pública Estadual do município de Santa Helena de Goiás – Goiás. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para este trabalho: a) enumerar as participações em formações continuadas dos professores da Unidade Escolar da Rede de Ensino Público Estadual durante os anos de 2018 e 2019; b) identificar a situação da carga horária do docente na escola e a sua relação com a formação continuada; c) verificar a participação dos docentes em formação dos docentes em formação continuada oferecida por outras instituições. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem quantitativa, realizada com 24 professores. Os dados coletados através de questio-nário foram sistematizados e analisados de acordo com uma abordagem quantitativa, que nos possibilitou considerar que a formação continuada é um desafio pois depende de fatores ora relacionados ao professor como a rotina intensa com carga horária alta, ausência de valorização salarial e social; e, elementos externos ao professor como a ausência de formação continuada oferecida pela Secretaria de Estado da Educação.

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