Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O MOVIMENTO CORPORAL NAS ARTES VISUAIS: UM ESTUDO DE SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE TÉCNICAS ARTÍSTICAS TRADICIONAIS À ANIMAÇÃO DIGITAL

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.141638

ISSN

1982-1689

Autores

Milena de Oliveira, Lucas Ribeiro de Melo Costa,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O projeto de pesquisa estuda a representação do movimento corporal nas artes visuais por meio de uma contextualização histórica a partir do surgimento da câmera fotográfica, analisando os modos de apreensão desses movimentos e suas aproximações para com a animação digital. É feita uma comparação entre as técnicas tradicionais da representação do movimento e as utilizadas na produção da animação digital. A pesquisa é de cunho teórico-crítica: faz análises das produções de Giacomo Balla, Edgar Degas, Théodore Géricault, entre outros artistas que utilizam técnicas tradicionais, bem como os animadores atuais Glen Keane e William Kentridge. Propõe-se com essa análise comparativa, entender a importância do estudo do movimento corporal para as atuais produções de animação por computação gráfica e conseguir uma análise sobre a relevância das técnicas tradicionais para o surgimento das técnicas digitais, bem como a influência que essas linguagens adquirem na noção de tempo e espaço.

Referência(s)
Altmetric
PlumX