
Educação, autoridade e razão: possibilidades de crítica à perspectiva hermenêutica
2021; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782021260080
ISSN1809-449X
Autores Tópico(s)Education, Politics, and Culture Studies
ResumoRESUMO Este ensaio divide-se em três partes. Primeiro, apresenta as críticas de Gadamer contra a ideia de autoridade do Iluminismo. Depois, expõe as críticas de Habermas contra Gadamer. Por fim, contrapõe as respostas de Gadamer às críticas de Habermas. Aqui, interessa apenas as implicações do conceito de autoridade para a educação. Este ensaio não trata do debate geral entre Habermas e Gadamer. A finalidade é pensar sobre como, na educação, a autoridade influi sobre a razão. Para tanto, parte de uma pressuposição: uma boa educação visa estimular a liberdade da razão. Eis o problema: a autoridade não coíbe a liberdade da razão, fim de uma boa educação?
Referência(s)