Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação, autoridade e razão: possibilidades de crítica à perspectiva hermenêutica

2021; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782021260080

ISSN

1809-449X

Autores

Rainri Back,

Tópico(s)

Education, Politics, and Culture Studies

Resumo

RESUMO Este ensaio divide-se em três partes. Primeiro, apresenta as críticas de Gadamer contra a ideia de autoridade do Iluminismo. Depois, expõe as críticas de Habermas contra Gadamer. Por fim, contrapõe as respostas de Gadamer às críticas de Habermas. Aqui, interessa apenas as implicações do conceito de autoridade para a educação. Este ensaio não trata do debate geral entre Habermas e Gadamer. A finalidade é pensar sobre como, na educação, a autoridade influi sobre a razão. Para tanto, parte de uma pressuposição: uma boa educação visa estimular a liberdade da razão. Eis o problema: a autoridade não coíbe a liberdade da razão, fim de uma boa educação?

Referência(s)