
Percepções e Práticas de E-Learning sob a Ótica de Gestores da Rede Hoteleira de Natal-RN [Brasil]: Um Estudo de Múltiplos Casos
2021; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18226/21789061.v13i4p1133
ISSN2178-9061
AutoresJéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Leilianne Michelle Tridade da Silva Barreto,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRESUMO Este estudo tem como objetivo analisar o uso do e-learning no treinamento e desenvolvimento de pessoas do setor hoteleiro de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo e de múltiplos casos com dez hotéis, entre os mais bem avaliados da cidade. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista aplicado com gestores responsáveis pela gestão de pessoas em cada hotel. Para análise dos dados, procedeu-se com a técnica de análise de conteúdo e apoio do software NVivo. Como resultados, contatou-se que o e-learning está presente nos processos de aprendizagem de colaboradores, porém, na maioria dos casos, isto ocorre a partir de cursos on-line propostos por entidades externas. Dos dez hotéis, apenas três possuem universidades corporativas pautadas no uso da tecnologia. Por fim, conclui-se que o e-learning é uma tendência como ferramenta de aprendizagem, o que pode ser intensificado nos próximos anos devido à crise pandêmica causada pelo Covid-19, que promete modificar a relação entre a tecnologia e as empresas de turismo. PALAVRAS-CHAVE Turismo; Hotelaria; E-learning ; Treinamento; Natal-RN, Brasil. ABSTRACT This study aims to analyze the use of e-learning in training and development of people in the hotel sector in Natal [Brazil]. A qualitative and multiple case study was conducted with ten hotels among the best rated in the city. Data collection took place through an interview script applied with managers responsible for managing people in each hotel. For data analysis, we proceeded with the content analysis technique and support of the NVivo software. As a result, it was found that e-learning is present in the learning processes of employees, however in most cases this occurs from online courses proposed by external entities. Of the ten hotels, only three have corporate universities based on the use of technology. Finally, it is concluded that e-learning is a trend as a learning tool, which may be intensified in the coming years due to the pandemic crisis caused by COVID-19, which promises to modify the relationship between technology and tourism companies. KEYWORDS Tourism; Hotel Sector; E-learning; Training; Natal-RN, Brazil. AUTORIA Jessyca Rodrigues Henrique da Silva – Mestra. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0830454940231346 E-mail: jessyca.r.henrique@gmail.com Leilianne Michelle Tridade da Silva Barreto – Doutora. Profesora no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2679486695792235 E-mail: leiliannebarreto@hotmail.com REFERÊNCIAS Alqahtani, A. Y., & Rajkan, A. A. (2020). 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