Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social

2021; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português

10.18226/21789061.v13i4p1212

ISSN

2178-9061

Autores

Leonardo Ferreira Batista, Juliana Cardoso de Santana, Stephanie Freire Brito, uzanne Érica Nóbrega Correia, Kettrin Farias Bem Maracajá,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

RESUMO A literatura aponta proximidade teórica entre o Turismo de Base Comunitária [TBC], uma modalidade de turismo planejada, gerida e praticada na/pela comunidade, e a Inovação Social [IS], que se reflete em esforços coletivos para solução de problemas sociais. Nesse campo, a Educação Ambiental [EA] merece atenção. Quando realizada no TBC, a EA promove ações que partem dos atores da base [ bottom-up ], voltadas ao desenvolvimento local sustentável e à consequente transformação social, alvo da IS. Para discutir esse percurso, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de articular as dimensões dos construtos apresentados. Resultados demonstram que há uma congruência de objetivos e possibilidade simultânea de aplicações dos processos no sentido de emancipar atores sociais e capacitá-los na racionalização de recursos e geração de benefício socioeconômico. Conclui-se que a relação entre os construtos desperta uma alternativa relevante para pesquisas. PALAVRAS-CHAVE Turismo de Base Comunitária; Educação Ambiental; Inovação Social; Desenvolvimento Sustentável; Transformação Social. ABSTRACT The literature points out theoretical proximity between Community-Based Tourism [CBT], a type of tourism planned, managed, and practiced in/by the community, and Social Innovation [SI], which is reflected in collective efforts to solve social problems. In this field, Environmental Education [EE] deserves attention. When carried out at the CBT, EE promotes bottom-up actions that start from the base actors, aimed at sustainable local development and the consequent social transformation, target of the SI. To discuss this path, a literature review was carried out to articulate the dimensions of the constructs presented. Results demonstrate that there is a congruence of objectives and the simultaneous possibility of applications of the processes to emancipate social actors and enable them to rationalize resources and generate socioeconomic benefits. It is concluded that the relationship between the constructs awakens a relevant alternative for research. KEYWORDS Community-based Tourism; Environmental Education; Social Innovation; Sustainable Development; Social Transformation. AUTORIA Leonardo Ferreira Batista – Mestre. Doutorando em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5104264483857197. E-mail: leonardofb.leo@gmail.com Juliana Cardoso de Santana – Mestra em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5635410340040195. E-mail: liannacg1@gmail.com Stephanie Freire Brito – Bacharela. Mestranda em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0560568378114790. E-mail: stephaanieb@hotmail.com Suzanne Érica Nóbrega Correia – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0431849242809370. E-mail: suzanne.enc@gmail.com Kettrin Farias Bem Maracajá – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480. E-mail: kettrin@gmail.com REFERÊNCIAS Abad, A. G., & Ezponda, A. G. (2019). Recursos y dilemas de la innovación social: un concepto problemático. RES - Revista Española de Sociología 28 (3), 135-150. Link Anglada, S. E. (2016). From social innovation to the solidarity-based economy: key practices for the development of public policies. CIRIEC Espana Revista de Economia Publica Social y Cooperativa, 88, 200-230. Link Azevêdo, Á. S. de C. (2014). A Educação ambiental no turismo como ferramenta para a conservação ambiental. 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Referência(s)