Ensino e crenças Estudo de caso sobre representações do aprendente chinês na aula de Português Língua Estrangeira em Macau
2021; University of Porto; Volume: 12; Linguagem: Português
10.21747/1647-8770/are12v1
ISSN2182-973X
Autores Tópico(s)Multilingual Education and Policy
ResumoTomando como ponto de partida a reflexão em torno das práticas de ensino do Português Língua Estrangeira (PLE)1 que o professor deve realizar, no âmbito da sua atividade docente, centrar-nos-mos no papel que o contexto socioeducativo exerce na prática de ensino do Português em Macau. Mais concretamente, analisaremos as propostas que têm surgido no Território a defender a adoção de metodologias de ensino baseadas em crenças que se formaram em relação ao aprendente chinês. Veremos como na origem dessas crenças está em grande medida a política educativa implementada na anterior administração, que contribuiu para a segmentação e hieraquização das várias comunidades, com ênfase para a portuguesa e a chinesa. E procuraremos, através da realização de um pequeno estudo de caso, aferir da sua presença e relevância na aula de PLE.
Referência(s)