Museus itinerantes para o protagonismo da ciência e da cultura em Minas Gerais/ Itinerant museums for the protagonism of science and culture in Minas Gerais

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-589

ISSN

2525-8761

Autores

Nadja Maria Mourão, Flávia Neves de Oliveira Castro, Ana Célia Carneiro Oliveira, Rosilene Conceição Maciel,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

A temática desse trabalho são as práticas museológicas inclusivas e participativas, sob os aspectos da cultura, memória e linguagens em processos educativos. Com o intuito de reconhecer e contribuir para a reflexão sobre tais práticas tem-se por objetivo analisar o trabalho prático e teórico desenvolvido por projetos de museus itinerantes ou em movimento em Minas Gerais. Por meio de pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, sobre os diversos projetos de museus itinerantes ou em movimento. Em resultados, observou-se que o Museu Itinerante Ponto UFMG é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais. O Museu “Sentimentos da Terra”, também da UFMG, segue o modelo internacional de museu itinerante. Além das atrações internas, promove exposições e oficinas externas interligando as mais diversas áreas do conhecimento, da ciência e da reflexão. Foram atendidas as escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidades dos pólos regionais do Estado de Minas Gerais e outros estados brasileiros, nos últimos dois anos. A pesquisa observou a existência de mudanças nas relações sociais em ambientes da cidade e na cultura local em cidades visitadas por museus itinerantes. O aumento de museus móveis como efeito da mobilização de universidades, instituições de pesquisa, secretarias estaduais e municipais, agências de fomento e do governo. Existem outras iniciativas da sociedade e instituições não governamentais com o mesmo objetivo denominadas Museu em Movimento e que podem contribuir a popularização dos museus. As feiras de ciência das instituições de ensino fundamental abrem espaço para o conhecimento da história da ciência e da cultura local por meio de exposições e corredores culturais. O corredor Cultural do Sertão Mineiro de Guimarães Rosa (com maquetes das características do bioma Cerrado e objetos da cultura local) ocorre durante o evento anual “Encontro dos Povos Grande Sertão Veredas”, em Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. Concluí-se que os modelos de museus itinerantes (ou em movimento) são protagonistas de atividades pedagógicas, científicas e culturais adaptáveis à realidade das comunidades visitadas por essa modalidade de ensino.

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