“Nosso trabalho foi reconhecido”: A inclusão escolar como trabalho coletivo na revista Nova Escola / "Our work was recognized": School inclusion as collective work in the Nova Escola magazine
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n12-098
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo investigar as representações de inclusão escolar produzidas e veiculadas na revista Nova Escola, analisadas sob a perspectiva dos campos dos estudos culturais e do pós-estruturalismo. Para compor o corpus de pesquisa, foram selecionadas duas publicações que discutem o tema de modo mais detalhado. A primeira edição escolhida é a de número 206, divulgada em formato físico, em outubro de 2007, com a matéria de capa sob o título: “Inclusão: é hora de aprender”, seguido da manchete: “Como as redes garantem a estrutura. O que as escolas fazem para ensinar. A parceria entre professor e especialista”. A segunda edição escolhida é a de número 288, disponível em formato digital e online, desde dezembro de 2015, com a matéria de capa sob o título: “Inclusão: um trabalho coletivo”, seguido da manchete: “Docentes, gestores, familiares e outros profissionais integram a rede que garante que as crianças com deficiência possam estar na escola”. O material empírico foi organizado com base nos pressupostos da análise cultural e como ferramentas analíticas foram utilizados os conceitos de representação e de inclusão escolar. O exercício de análise permitiu problematizar algumas das representações de inclusão escolar que estão sendo produzidas e veiculadas nestes materiais como “compromisso de todos”.
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