Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FUNÇÃO DAS VIRTUDES NA EPISTEMOLOGIA DE CHRISTOPHER HOOKWAY

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26512/pl.v8i16.26982

ISSN

2238-7692

Autores

Ian Salles Botti,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo expõe a concepção de epistemologia de Christopher Hookway, contrapondo-a à epistemologia analítica tradicional e apresentando os argumentos do autor em defesa de suas teses principais, a saber, (a) a epistemologia não precisa necessariamente ter os conceitos de conhecimento e justificação como ponto de partida, pois (b) atividades cognitivas, e não estados cognitivos, são o foco de nossa vida intelectual e (c) virtudes e emoções cumprem um papel fundamental em tais atividades. Na primeira seção a epistemologia da virtude e alguns de seus elementos principais são introduzidos, para que possamos situar a teoria de Hookway; na segunda seção é apresentado o projeto de pesquisa da epistemologia contemporânea e algumas razões pelas quais ele é insatisfatório; na terceira seção a reorientação da epistemologia proposta por Hookway e a função das virtudes intelectuais nas atividades epistêmicas e na resolução de problemas epistemológicos são elaboradas; por fim, algumas consequências do uso do conceito de virtude na epistemologia são discutidos.

Referência(s)