Artigo Acesso aberto Produção Nacional

John Banks

2012; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53727/rbhc.v5i1.285

ISSN

2176-3275

Autores

Luiz Carlos Soares,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Na Inglaterra do século XVIII, os diversos cursos ministrados pelos professores independentes e/ou itinerantes de Filosofia Natural e Experimental, com seus manuais e programas de aulas, baseados, sobretudo, nas teorias físicas newtonianas, constituíram-se nos principais instrumentos da disseminação e popularização de um ideal de Ciência Aplicada, que preconizava efetivamente a aplicação dos resultados do conhecimento científico às necessidades da população e da produção da vida material. Assim, as atividades de cursos e publicações dos professores independentes e/ou itinerantes contribuíram para tornar acessíveis os princípios da Ciência Mecânica e Experimental àqueles homens que foram os protagonistas da transformação da Inglaterra na primeira potência industrial do planeta. Entre estes professores estava John Banks, que oferecia seus cursos e conhecimentos especializados em Mecânica e Maquinismo para muitos industriais, engenheiros e mecânicos que estiveram à frente do processo de transformação da produção industrial da Inglaterra, constituindo-se ele mesmo num dos principais expoentes intelectuais deste processo.

Referência(s)