Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil

2021; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22481/odeere.v6i2.9766

ISSN

2525-4715

Autores

Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and History

Resumo

Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.

Referência(s)