
Práticas de educação em saúde durante a pandemia de covid-19: relato de experiência da liga de cirurgia torácica da ULBRA / Health education practices during the covid-19 pandemic: an experience report from the thoracic surgery league of ULBRA
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv4n6-284
ISSN2595-6825
AutoresDanielle Sgarabotto Ribeiro, Derick Amorim Cardoso, Isabella Crestana Cardoso, Franciele Elger, Jordana Peretti, Bárbara Oberherr,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoINTRODUÇÃO: As práticas de educação em saúde envolvem a prevenção e a promoção de saúde, sendo necessário o apoio dos profissionais dessa área, de gestores que apoiem tais indivíduos e, da população, que se beneficia dessa experiência para adquirir novos conhecimentos. A educação em saúde passou por grandes mudanças ao longo das últimas décadas, transformando a metodologia de ensino, onde o centro do processo educativo passa a ser o estudante e não o professor, além da incorporação de novas tecnologias [1]. É inquestionável o importante papel das faculdades nesse processo e o impacto que as Ligas Acadêmicas conseguem promover, por meio virtual, através de palestras e projetos on-line, geralmente baseando-se em dados epidemiológicos da população. Durante a grave crise sanitária que vem abalando o mundo desde 2019, esse processo de ensino necessitou passar novamente por mais uma modificação, incluindo a modalidade do ensino à distância. De acordo com informações da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a pandemia da COVID-19 já impactou, aproximadamente, 91% dos estudantes no planeta, causando a maior interrupção da educação da história, sendo necessárias adaptações para que a promoção de informações perdurasse. Nesse mesmo contexto, desenvolveu-se diversos métodos para continuar a propagar novos conhecimentos à comunidade, incluindo as redes sociais – como o Instagram –, além do desenvolvimento de conteúdos digitais, “lives”, palestras e aulas online. OBJETIVOS: Tendo em vista tais impactos, o objetivo deste trabalho é relatar medidas adotadas pela Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica da Medicina da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) para contornar as dificuldades educacionais atuais por meio das mídias digitais. Assim, substituem-se as atividades presenciais sem deixar de promover educação em saúde aos estudantes, e, ainda, impactar pessoas de outros estados. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Ao contrário do que se viveu em tempos passados durante o período de isolamento - levando-se em conta o sentido literal da palavra – para o combate de uma pandemia, hoje nossas casas já não nos isolam mais do mundo [2]. As telas viraram nossas maiores companheiras para nos informar sobre os últimos acontecimentos do mundo, além de nos proporcionar uma maior distribuição de conhecimentos para o público como um todo. Durante o ano de 2020, a Liga adaptou suas atividades em decorrência da COVID-19. O grupo desenvolveu diversos projetos virtuais, utilizando a plataforma “Instagram” para publicar “posts”, "quizzes", e promover eventos “online” com palestrantes especializados, atraindo muitos estudantes; assim, observamos um aumento na movimentação da rede. Em comparação ao início da pandemia, percebemos hoje uma crescente mobilização em nossa conta, observando mais pessoas engajadas – no começo, baseando-se nos dados fornecidos pela plataforma, alcançamos em torno de 561 contas; hoje, esse número quase dobrou. Também constatamos um número maior de visitas em nosso perfil – o que antes estava por volta de 5 visitantes, atualmente está em 218. Além disso, durante o último mês (03/21), fomos contemplados com mais de 130 seguidores. Acredita-se que essa alta nas atividades seja o retorno dos conteúdos que estamos oferecendo para o público-alvo. De 2020 até hoje, realizamos a publicação de 57 “posts”, incluindo assuntos como Cigarro Eletrônico, Doação de Órgãos, Anatomia Torácica, Tuberculose, entre outros, com o objetivo de alertar, ensinar e relembrar alguns assuntos e tópicos relevantes a respeito de tais discussões. Também realizamos 2 eventos: “Câncer de Pulmão: Atualizações Clínicas e Manejo", que obteve 365 participantes inscritos, ministrado por um médico oncologista e o segundo foi sobre “Câncer de Pulmão em não tabagistas”, conduzido por uma cirurgiã torácica, tendo 82 participantes inscritos. Ambas exposições foram de grande sucesso, trazendo assuntos de extrema relevância para os dias atuais, promovendo um maior entusiasmo dos acadêmicos e do grupo de ligantes em si. Considera-se tais acontecimentos como grandes estimuladores dos alunos, os quais passaram por uma fase de difícil adaptação para com a educação em forma remota. CONCLUSÃO: De acordo com UNESCO, no painel de monitoramento mundial do fechamento das escolas em virtude da Covid-19, o impacto na educação brasileira afetou 52.898.349 estudantes da educação básica ao nível superior [3]. O ano de 2020 foi atípico, não só pelo caos sanitário que a pandemia causou no mundo inteiro, mas também pela mudança radical no ensino, que passou a ser à distância. Mesmo com todos os desafios, a educação não pôde parar, e o papel das Ligas Acadêmicas, dentro da educação em saúde, é muito relevante, tendo-se em vista o impacto que pode ser alcançado. Conclui-se que as mídias sociais foram um alicerce para suprir as dificuldades da educação à distância, além de contribuir para o processo formativo dos profissionais da saúde, em termos dos padrões éticos e sanitários, pôde também capacitar os integrantes da comunidade para a autonomia do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde. Juntamente a todos os desafios causados pela COVID-19, a Liga de Cirurgia Torácica da ULBRA teve que se adequar às atividades "online" e, então, após reuniões, em março de 2020, com algumas dificuldades, conseguimos fazer um ótimo proveito dos recursos fornecidos pelas redes sociais. Felizmente, a liga conseguiu se adequar e continuar produzindo e até mesmo atingindo objetivos além daquilo que se tinha imaginado.
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