
Estágio supervisionado II: relato de experiência em turmas do segundo ano do ensino médio da escola pública Dom Pedro II em Belém – Pará, Amazônia, Brasil
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i1.25468
ISSN2525-3409
AutoresAlessandra Carla Guimarães Sobrinho, Alexandre Carlos Guimarães Sobrinho, Jonilson Ribeiro Trindade, Bruno José Brito Teixeira, Sérgio Roberto Romeiro de Aguiar,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo partiu da experiência do Estágio Supervisionado II, sendo atividade obrigatória do curso de educação à distância (EaD) de Licenciatura em Química, da Universidade de Uberaba (UNIUBE) polo Belém-Pará. A escrita deriva de um exercício prático e reflexivo do estágio supervisionado nas turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, localizada na Amazônia brasileira, na cidade de Belém no Estado do Pará. A prática do estágio foi realizada em turmas do ensino médio, sendo feitas as observações das aulas, a colaboração mediante a monitoria e docência em sala de aula, sendo todas as atividades devidamente acompanhadas pelo supervisor de estágio. O estágio conferiu uma carga horaria total de 240 horas e teve como objetivo analisar a vivência do estágio, mais precisamente, a observação do bairro onde se localiza a escola, a escola e sua história, conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos, fazer as reflexões e análises sobre o projeto político pedagógico (PPP), além de, observações e análises do ensino de química e pôr fim, a monitoria e docência para as turmas do ensino médio. O estágio supervisionado possibilitou a união entre a teoria e a prática em sala de aula, auxiliando na construção da identidade docente com compromisso, disciplina e planejamento para ações mais efetivas.
Referência(s)