Artigo Acesso aberto

Representações de género e emigração no cinema português: o caso de O Pátio das Cantigas (1942)

2021; Instituto Superior Miguel Torga; Issue: 41 Linguagem: Português

10.31211/interacoes.n41.2021.a2

ISSN

2184-3929

Autores

Ana Filipa Maia,

Tópico(s)

Media, Journalism, and Communication History

Resumo

O cinema pode atuar no imaginário coletivo, (des)construindo imagens, estereótipos e papéis sociais reconhecidos pelas audiências. O Pátio das Cantigas é um filme português de 1942, arquétipo cinematográfico da propaganda ideológica do Estado Novo, e remete para valores tradicionais, representações estereotípicas de género e projetos de emigração, em particular para o Brasil. Este filme revela construções e representações ideológicas e identitárias que importa investigar no contexto do cinema português da época, mas importa também investigar como essas construções e representações estão ainda presentes na sociedade contemporânea. Assim, o objetivo deste estudo é analisar e discutir representações de género e emigração no cinema português na década de 1940, a partir de O Pátio das Cantigas.

Referência(s)