FORMIGAS EM GRAFO: UMA PROPOSTA DE JOGOS DIGITAL E DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ALGORITMOS EM GRAFOS
2021; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36558/rsc.v11i3.7477
ISSN2237-2903
AutoresAdriel Vieira Santos, Andressa Bezerra Ferreira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoOs grafos são estruturas combinatórias utilizadas para resolver diversos problemas nas ciências. Por isso, é uma ferramenta apresentada em diversos cursos de graduação, com o intuito de capacitar os estudantes na resolução de problemas práticos. Por se tratar de uma estrutura abstrata, a aprendizagem da teoria de grafos e o entendimento de seus algoritmos é algo complexo. Além dessa característica, outros fatores como a falta de metodologia de ensino, a crença que a disciplina é difícil, o processo tradicional de ensino, a falta de integração entre as disciplinas e o relacionamento entre aluno e professor, pode acabar dificultando o aprendizado dos discentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar a versão digital e a versão em tabuleiro do jogo Formigas em Grafo. O objetivo do jogo é facilitar o entendimento do comportamento dos algoritmos de busca em profundidade e largura, por meio da prática em um ambiente concreto. De acordo com o PAJED (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais), o jogo digital desenvolvido obteve um potencial de aprendizado equivalente a 92, sendo considerado pelo método, uma aplicação com um “Potencial de Aprendizado Muito Alto”. A versão em tabuleiro, por sua vez, ainda não foi avaliada. DOI: 10.36558/rsc.v11i3.7477
Referência(s)