Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Ensino Médio no Brasil e na França: considerações sobre a Lei 13.415/2017 a partir de uma análise comparativa

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.22633/rpge.v25iesp.4.15940

ISSN

1519-9029

Autores

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Mônica Galhego Sampaio,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo visa analisar a propaganda da lei 13.415/2017 de reforma curricular do ensino médio brasileiro, baseada em modelos de países centrais. Foi realizada uma análise comparativa entre o sistema de ensino Brasileiro e o Francês, focando o ponto mais polêmico da reforma: a oferta do ensino técnico, conflitante com o currículo formativo para o acesso ao ensino superior. Percebemos também algumas distorções no modelo proposto pela lei 13.415/2017 no que se refere ao ingresso ao ensino técnico como via de inserção imediata ao mercado de trabalho e o modelo francês que mais se aproxima deste modelo, o Baccalauréat Professionnel, certificação adquirida no Ensino Médio francês (Lycée) para ingresso ao ensino superior em áreas de formação profissional.

Referência(s)