Continuidade em e entre cognição, signos e classes
2021; Issue: 35 Linguagem: Português
10.35659/designis.i35p59-71
ISSN2462-7259
AutoresPriscila Borges, Lethícia Pinheiro Angelim,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoA rela..o entre a semi.tica de Peirce e a cogniçao se deve ao aspecto lógico da semiose que se aproxima do conceito de mente em Peirce. Esse aspecto . expresso no conceito de signo que indica uma lógica tri.dica em que a um signo determina outro criando um encadeamento lógico. Tal no..o de signo funciona como um modelo para descrever a mente. No entanto, o aspecto lógico da semi.tica expresso inicialmente na no..o tri.dica de signo se expande nos sistemas de classes de signos (de 10, 28 e 66 classes). Nossa proposta . mostrar que podemos alcan.ar modelos mentais mais detalhados investigando os sistemas de classes de signos e que eles nos ajudariam a comprender melhor a no..o de mente em Peirce.
Referência(s)