Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL E O CONTRATEMPO DA PANDEMIA

2021; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v2i6.485

ISSN

2675-6218

Autores

Magda Schmidt Brasil, Maria Clotildes Felix Gabry, José Ferreira de Oliveira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A abordagem temática desse artigo tem como objeto de pesquisa analisar programas e políticas públicas que foram implementadas e refletir sobre a necessidade de estratégias inovadoras para inclusão e letramentos digital. A inclusão no sentido mais amplo tem sido usada como arma para dominação das elites sobre as minorias, os discursos sobre inclusão são belíssimos enquanto a segregação e as relações de poder perpetuam em todas as esferas da sociedade, inclusive nas instituições educacionais. O efeito pandêmico evidenciou muito mais a exclusão e a desigualdade social e essa pesquisa surgiu com intenção de mapear o que tem sido feito pela inclusão digital a fim de favorecer o letramento. Inclusão e letramento estão imbricadas porque uma não acontece sem o outra, ambas precisam de iniciativas públicas eficazes e formação ao longo na vida, principalmente para profissionais da educação que devem apropriar-se das tecnologias emergentes. Não é possível desenvolver uma cidadania plena e emancipatória se não fazer jus a democracia legítima, democracia que prevê estratégias de empoderamento para valorização social e cultural doravante acesso a conectividade, respeito a diversidade e intercâmbios para qualificação educacional.

Referência(s)