Arte-educação e o desenvolvimento biopsicossocial de adolescentes / Art-education and the biopsychosocial development of adolescents
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n6-563
ISSN2525-8761
AutoresRafael Hernandes, Márcia Cristina Polachinni De Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo propõe uma reflexão do fazer arte, no ambiente escolar, utilizando como base jogos teatrais. Ao mergulharmos nos estudos de mestres do teatro como Augusto Boal e Viola Spolin, suas obras que por décadas foram utilizadas no ensino de arte nas escolas, traça-se um paralelo entre a experiência e sensibilização à arte com o desenvolvimento biopsicossocial do adolescente. Quando nosso objeto de estudo são adolescentes de diferentes históricos, em diferentes culturas e digitalmente imersos, é possível vislumbrar um resultado positivo na aplicação da improvisação na arte-educação? Com as mudanças na Base Nacional Curricular Comum, expandiu-se as oportunidades subjetivas da arte na escola abrindo um vasto campo de possibilidades na influência e desenvolvimento psíquico de alunos e alunas, porém considerando a necessidade de um olhar mais atento e dedicado, é preciso questionar se as instituições e educadores estariam prontos para exercer essa função de maneira positiva e responsável. A memória emotiva e o poder da experiência estética são alguns dos benefícios do fazer artístico pouco explorados na arte-educação. Associar e expandir as propriedades terapêuticas da arte dentro da sala de aula movimenta o professor mais conservador, possibilitando-o a tornar-se propositor. A arte por si só tem a capacidade de transformar?
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