
A alfabetização científica e tecnológica e o combate a disseminação de notícias falsas na pandemia do SARS-CoV-2
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i1.24339
ISSN2525-3409
AutoresJorge Ricardo Almeida de Souza Filho, Ana Karine Portela Vasconcelos, Vicente Tomé do Nascimento Filho,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoCom a descoberta do novo coronavírus em 2019, na china o mundo se viu diante da disseminação de notícias falsas, as fake news, que levaram várias informações erradas e desinformando a população em relação à COVID-19, e o seu tratamento. Procurou-se neste artigo fazer uma correlação ou trazer a baila uma discussão sobre a disseminação das notícias falsas e a Alfabetização Científica e Tecnológica da população, procurando tratar do tema como uma forma de diminuir a credibilidade dessas notícias não verdadeiras, a partir do cidadão alfabetizado científica e tecnologicamente, dando a este o discernimento para que possa procurar fontes seguras para confirmar ou até refutar informações baseadas em fontes seguras. Imaginando-se que a ACT, possa propiciar à pessoa forma de resolver e participar das resoluções de problemas ocasionadas pela ciência e pela tecnologia, pois, o mesmo saberá procurar fontes seguras para embasar sua resposta ao problema, e a noticia falsa surge como uma problemática que necessita de resolução. Neste artigo procurou-se também fazer um relato sobre os temas abordados e para isto foi realizado uma revisão integrativa da literatura com foco principal na relação da formação cidadã.
Referência(s)