O TDAH e as novas diretrizes
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i2.25656
ISSN2525-3409
AutoresAline dos Santos Moreira de Carvalho, Léia Flauzina da Silva Albuquerque, Karla de Lourdes Antunes Souza, Ingrid dos Santos Pereira, Erika dos Santos Pereira, Pacifico Ferraz Souto, Valdir Ameida Lopes, Evaldo Freires de Carvalho, Péricles Q Araujo, Edilson Ventura de Barros, Poliana Freitas Vieira Araújo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno comum da fase pré-escolar, atingindo de 5 a 8 % da população infantil mundial. A temática é pertinente na área educacional, que se relaciona intimamente com a mesma, contribuindo para o esclarecimento de conceitos, sintomatologia e descrição do transtorno. Em relação a legislação, a vigente não especificava claramente acerca do tema, sendo este compreendido em necessidades educacionais especiais teoricamente. Porém, em novembro de 2021 foi publicada a nova Lei nº 14.254 que trata objetivamente da temática, trazendo novas diretrizes. Nessa perspectiva, o estudo objetiva analisar conceitos e interpretações sobre o TDAH, o TDAH e a Educação, a legislação anterior acerca do tema e as novas diretrizes. Para tal, utilizou-se neste estudo metodologia de caráter qualitativo, com relação aos objetivos, exploratória e descritiva pois busca explorar conceitos, significados e classificações do TDAH em diferentes autores e perspectivas e, para os procedimentos, bibliográfico. A pesquisa foi realizada em meio virtual, em bases de dados confiáveis como Scielo, com artigos científicos e livros em formato pdf, publicações e na legislação vigente, com os descritores TDAH, novas diretrizes, legislação, educação. Que resultou em discussão organizada em quatro tópicos, dos quais: e O TDAH, O TDAH e a educação, TDAH e a legislação e Novas diretrizes para o TDAH. As conclusões e impressões da autora encontram-se nas considerações finais.
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