Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SOBRE O USO DE MATERIAIS “EXTRA-ACADÊMICOS” NO ENSINO DE FILOSOFIA

2017; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 9-10 Linguagem: Português

10.26512/pl.v5i9-10.11706

ISSN

2238-7692

Autores

João Renato Amorim Feitosa,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O objetivo deste texto consiste na exposição breve de uma discussão acerca do uso de materiais não acadêmicos para a elaboração total ou parcial de aulas de filosofia, a partir da análise de uma aula apresentada por mim aos alunos do ensino médio do CEM 03 do Guará-DF, que abordou a obra Antígona de Sófocles em conjunto com a música Vida loka parte 2 do grupo de rap Racionais mc’s. Num primeiro capítulo, examino um pouco o debate acerca de uma postura ideal do professor em sala de aula, bem como de uma parcialidade ou imparcialidade por parte do mesmo quanto aos assuntos tratados e a própria concepção de história da filosofia deste, porque acho que a crítica ao uso de materiais extra-acadêmicos se dá em parte pela nossa concepção de história da filosofia, em parte por nossa postura parcial ou imparcial dentro de sala de aula, se é que tal postura existe. Para isso, retomo discussões feitas por Paulo Freire acerca dessa postura em sua obra Pedagogia da Autonomia, para posteriormente apresentar e avaliar a aula e sua metodologia.

Referência(s)