Metodologia aplicada na análise de suscetibilidade a movimentos de massa em obras viárias / Methodology applied to the analysis of susceptibility to mass movements in road works
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n6-729
ISSN2525-8761
AutoresMarianna Monteiro De Oliveira, Miryan Yumi Sakamoto, Rafael Augusto dos Reis Higashi, Orlando Martini De Oliveira, Amir Mattar Valente, Antonio Fortunato Marcon, Daniel Santana Lanza, Sandro Scarpelini Vieira, Soraia Cristina Ribas Fachini Schneider, Tairi Loreto Ikeda,
Tópico(s)Landslides and related hazards
ResumoA previsão e a remediação de problemas gerados pela ocorrência de movimentos de massa em taludes rodoviários têm ganhado repercussão e, por isso, têm sido alvos de estudos. O alto impacto ambiental, o elevado custo de manutenção e de recuperação e, também, as interdições no tráfego são exemplos de efeitos ocasionados pelos deslizamentos de encostas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o estudo e a análise de deslizamentos translacionais rasos e rotacionais para um trecho da rodovia BR-101, localizado na região sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Paraty, de Angra dos Reis e de Mangaratiba. A metodologia utilizada para a previsão desses eventos baseou-se tanto no levantamento de mapas envolvendo os fatores físicos da região quanto em parâmetros de resistência dos solos, obtidos em ensaios de campo e de laboratório. Após a obtenção desses dados, realizou-se a análise da instabilidade dos taludes em questão. No caso de deslizamentos translacionais rasos, utilizou-se o modelo Shallow Slope Stability Model (SHALSTAB) e, por sua vez, no que diz respeito aos deslizamentos rotacionais, utilizou-se o método de Bishop, ambos aplicados sobre o Modelo Digital do Terreno (MDT). Dessa forma, através da união dos resultados de deslizamentos translacionais rasos e rotacionais, elaborou-se um mapa de padrão semafórico contendo zonas de maior e de menor instabilidade existentes ao longo do corpo estradal. Ao final, foram analisadas as áreas de maior instabilidade que requerem atenção e a posterior aplicação de soluções geotécnicas pertinentes.
Referência(s)